Ethernet, Soluções Informáticas

Ransomware

Ransomware

Um software malicioso, com graves consequências e que sabe ultrapassar o antivírus.

O que é o Ransomware?

O Ransomware é um software malicioso que se instala no computador com o intuito de alterar, danificar ou roubar informações para pedir um resgate em troca da reposição da informação e/ou acessos.
Pode apresentar vários comportamentos, com o objetivo de impedir o utilizador ou instituição de aceder à sua informação. O mais comum é que o Ransomware bloqueie o acesso ao sistema operativo, encripte ficheiros, impedindo o acesso aos mesmos.
A informação e acessos só são entregues mediante pagamento de um resgate. Ainda assim não há garantia de que mesmo pagando se consiga ter acessoa total ao dados.
O Ransomware não é um virus, é interpretado como um utilizador que decidiu alterar nomes de pastas e limitar o acesso por passwords.
Nada de estranho pelo que o antivírus não bloqueia o malware e este continua a sua ação.

Como se instala no nosso computador?
Pode instalar-se automaticamente quando navegamos pela internet, sites comprometidos ou emails spam, juntamente com outro software ou ainda através de periféricos infetados (pens USB, por exemplo).
Só vai saber que o seu computador foi “infetado” quando não conseguir aceder à informação.

A solução mais eficaz é complementar o funcionamento do seu antivírus, com uma firewall UTM.
A firewall concede segurança adicional à sua informação, ao analisar o tráfego de rede de entrada e garantir que este não inclui dados prejudiciais, que nenhum dos dados é malicioso. Tenha atenção que existem no mercado várias firewalls que apenas fazem relatórios de ataques e não protegem efectivamente contra estas ameaças.

Proteja os seus dados com uma firewall eficaz e fiável.

Não arrisque.
Estes ataques acontecem todos os dias, e cada vez mais eficazes. Já quase todos conhecemos alguém que sofreu um ataque destes.

Conheça as nossas soluções!

Partilhe este post!
pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese